Nesse contexto em que a existência de um sexto continente, o "continente do lixo", já não deve ser questionada, não seria a hora de apresentar o know-how ambiental francês existente já a meio século ? Reconheçamos e tornemos legítimos os benefícios do uso diário de uma ferramenta precursora para a manutenção de nossas praias de areia, principalmente as da Costa do Var, durante a temporada turística : a Charlotte.

A Charlotte, uma peneira criada por um limpador de praia há 50 anos e usada nas primeiras horas do dia, é essencial para o renome mundial dos restaurantes de praia e hotéis cinco estrelas da região. Ela justifica as tarifas dos serviços prestados assegurando a limpeza impecável da areia, verdadeiro valor agregado pela clientela e municípios a cada dia mais preocupados com a saúde e preservação de seus espaços.

Fui inspirado por esta prática há 25 anos atrás, trabalhando como limpador de praia. E desde então eu tenho usado a Charlotte durante minhas missões de limpeza em torno do mundo. Quero democratizar o uso dessa ferramenta sem equivalente, na costa da França e de outros lugares ...

Apesar das cópias motorizadas, a Charlotte original permanece inigualável pelo seu aspecto econômico. Sólida, leve, acessível, eficiente, silenciosa e 100 % ecológica, ela dispensa manutenção. Quando eu a uso, demonstro que a praia, tal qual a face submersa de um iceberg, esconde na areia uma infinidade de micropartículas de plástico (estas já entraram na cadeia alimentar), mas também rolhas, pontas de cigarros, palitos de picolé e pirulito, fios de pesca, sem mencionar seringas e preservativos…

"Com a ajuda da Charlotte, eu trabalho para despertar as consciências e responsabilizar os indivíduos sobre as conseqüências de uma prática em aparência inofensiva mas tão prejudicial ao meio ambiente e à nossa saúde : a camuflagem de resíduos na areia.
 
Para um bom entendedor…. Saudações!"
Hugues Pieto